..................................................................................................................................................................................................................................................
Se necessitar de alguma informação sobre viagens aéreas, hotéis ou destinos de férias terei todo gosto em ajudar ...
Solicite informação pelo e-mail: mundosobreasasmobile@gmail.com
..................................................................................................................................................................................................................................................

Procure aqui o voo que deseja

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Espaço aereo novamente limitado

O aeroporto do Porto foi encerrado, este domingo, até às 24.00 horas, devido à evolução da nuvem de cinzas vulcânicas dentro do espaço aéreo nacional. Os Açores não têm ligações aéreas e o aeroporto de Lisboa vai sofrer constrangimentos.


Aeroporto do Porto  encerrado e o de Lisboa sofre constrangimentos

As condições devido à nuvem de cinzas vão manter-se na região do Porto, onde o espaço aéreo está encerrado, e em Lisboa prevêem-se "constrangimentos à operação", disse a porta-voz da NAV.

Sofia Azevedo explicou à Lusa que "a nuvem está a descer" e, com base nos dados disponíveis, prevêem-se "constrangimentos à operação, no aeroporto de Lisboa, até final do dia".

"Até às 24:00 mantêm-se as condições", acrescentou.

As cinzas da nuvem vulcânica levaram ao cancelamento de 223 voos nos aeroportos portugueses até às 12:00, dos quais 119 no Porto, anunciou a ANA.

Um comunicado da ANA Aeroportos de Portugal refere que no aeroporto de Lisboa foram cancelados 71 voos, sendo que 36 se referem a partidas e 35 a chegadas.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro regista 119 cancelamentos, dos quais 62 são chegadas.

A situação em Faro está normal, não se registando qualquer cancelamento.

Nos Açores foram cancelados 25 voos e na Madeira, onde a gestão aeroportuária é da responsabilidade da ANAM, foram anuladas oito ligações.

Em comunicado, a NAV - Navegação Aérea de Portugal referiu que, nos Açores, a nuvem de cinzas continua a cobrir todo o arquipélago e a impedir a realização da operação de aeronaves, e todos os aeroportos regionais estarão, assim, impedidos de servir o tráfego aéreo.

"A nuvem de cinzas vulcânicas que afecta a Região de Informação de Voo de Lisboa encontra-se sobre a zona oeste e central abrangendo ainda o noroeste do território nacional", segundo a NAV.

Estas condições verificam-se da superfície até aos 20 mil pés obrigando à criação de uma "zona de interdição de voo" que afecta o aeroporto Sá Carneiro, mas não abrange o espaço aéreo acima dos 20 mil pés, "o que significa que não existem restrições para os sobrevoos", especificou.

Quanto à previsão até às 24:00, aponta para uma situação "semelhante à actual com afectação da Região de Informação de Lisboa até aos 20 mil pés sendo o movimento da nuvem de cinzas para sul e sudeste".

Assim, espera-se "a continuação dos constrangimentos operacionais para o Aeroporto Sá Carneiro e eventuais atrasos para a operação de Lisboa e Cascais".

Por outro lado, nos Açores, na região de Santa Maria, "a maior contaminação do espaço aéreo apenas está a permitir o uso para sobrevoos de uma pequena faixa com largura de 100 milhas na parte sudeste da nossa Região de Controlo para a finalidade de contornar a nuvem".

Isso afecta todo o tráfego transatlântico que "passou a dispor de muito poucas soluções para usar o espaço aéreo de Santa Maria. Prevê-se a manutenção dessa situação pelo menos até às 18:00", acrescenta a NAV.

O vulcão islandês Eyjafjll entrou em erupção no dia 21 de Março, provocando o caos no espaço aéreo europeu.

1 comentário:

  1. Boas as coisas estão feias!
    Aqui não passa nada de nada só moscas e pombas
    talvez va ao aeroporto para tirar umas fotos, as pombas tinha la uma azul muito bonita...

    Abraço
    Esperando dias melhores.

    ResponderEliminar