..................................................................................................................................................................................................................................................
Se necessitar de alguma informação sobre viagens aéreas, hotéis ou destinos de férias terei todo gosto em ajudar ...
Solicite informação pelo e-mail: mundosobreasasmobile@gmail.com
..................................................................................................................................................................................................................................................

Procure aqui o voo que deseja

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Swissair ... alguém se lembra dela?




... Oi, hoje enquanto estudava deu-me para a nostalgia aeronáutica ...

Lembrei-me como desde pequenino admirei a companhia aérea Suíça, a Swissair ... Não sei se pelo facto de ver o meu pai partir e chegar algumas vezes nos seus aviões, ou então por ele mesmo me contar mil e uma história da companhia, ele também era um grande admirador da qualidade e eficiência dos seus serviços ...

Quando era mais pequenino lembro-me de muitas vezes ir até ao terraço (do velhinho aeroporto) do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO) e admirar os belos aviões da Swissair ... Aquele branco esplendoroso com aquela barra vermelha que o atravessava deixava-me por minutos longe de tudo e só o admirava!

Cheguei a ver uma ou outra vez os seus MD-11 na placa do Porto, o que fazia com que mais uma vez o grande avião da Swissair se destacasse dos mais pequenos da TAP e outras companhias que por la estivessem naquele momento ...

Cresci e continuei a admirar a Swissair, e muitas vezes dizia "um dia quero viajar num avião da Swissair, bem, depois do fatídico desastre do McDonnell Douglas MD-11 na costa do Canada em 1998 a companhia já fragilizada financeiramente ficou a um passo da falência, depois, em 2001, com os atentados terroristas na America o mercado da aviação comercial caiu a pique o que fez a Swissair aterrar de emergência visto que já não possuía fôlego financeiro para continuar ... Pena que essa aterragem foi mesmo a ultima e em 1 de Abril de 2002 o MD-11, prefixo HB-IWA, fez o ultimo vôo, SR145, proveniente de São Paulo, encerrou definitivamente 71 anos de tradição, eficiência e respeito ao passageiro. O indicativo "SR" desapareceu, no entanto o Callsign Swissair e o ICAO-Code SWR foram tomadas pela companhia sucessora, SWISS International Air Lines.

Bem, dos escombros da minha Swissair restou uma replica da mesma, a Swiss, mas, hoje olho para esses aviões e nada me dizem, a replica não é a mesma coisa do que a original ... Nunca voarei num avião Swissair como sonhei, enfim, nem todos os sonhos são concretizaveis ... Para a memoria fica a imagem que tenho de tantos e tantos aviões que vi da Swissair no Porto ...

ah! tenho cá em casa talheres de Swissair e 2 copos de vidro ... Sempre restou alguma coisa ;)

2 comentários:

  1. Também me recordo bem de estar no terraço antigo Aeroporto Francisco Sá Carneiro a ver o meu pai partir e regressar. Mas as minhas memórias estão ligadas ao aeroporto em si e não aos aviões em que voava. Hoje, quando viajo impressiona-me o quanto o aeroporto do Porto evoluiu. É um espaço agradável, com excelentes serviços, há companhias low cost a operar e até já há um parque de estacionamento low cost. Fico feliz por ver este crescimento.

    ResponderEliminar
  2. É um grande aeroporto ;)

    e com muito gosto é o meu aeroporto pela proximidade geografica, mas também pela eficiencia daquele equipamento ...

    obrigado pelo comentário ao Blog

    ResponderEliminar