..................................................................................................................................................................................................................................................
Se necessitar de alguma informação sobre viagens aéreas, hotéis ou destinos de férias terei todo gosto em ajudar ...
Solicite informação pelo e-mail: mundosobreasasmobile@gmail.com
..................................................................................................................................................................................................................................................

Procure aqui o voo que deseja

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O maior acidente aéreo ocorrido em Portugal desde o TAP425 no Funchal - Martinair MP495 - AMS to FAO 1992

E foi assim o telejornal do dia 21 de Dezembro de 1992 ...



O voo Martinair MP495 foi um DC-10 da companhia aérea holandesa que se despenhou na pista 28 do Aeroporto de Faro, Portugal, em condições atmosféricas bastante severas, a 21 de Dezembro de 1992, às 08h00m. O avião transportava 327 passageiros e 13 tripulantes a bordo, principalmente turistas holandeses. Morreram 54 passageiros, 2 tripulantes e 106 pessoas ficaram gravemente feridas. Foi o mais grave acidente aéreo registado em Portugal desde o voo TAP Portugal 425 que se despenhou no aeroporto do Funchal, em 1977.



Depois de uma primeira tentativa de aterragem falhada, a tripulação executava os procedimentos de aterragem VOR/DME à pista 28 e quando já sobrevoava a pista, a poucos metros do chão, atravessou um túnel de vento com um fluxo vertical de cima para baixo, semelhante a um pequeno tornado invertido, provocado pela tempestade que se fazia sentir, que era acompanhada de chuva e ventos bastante fortes e nuvens baixas. A visibilidade era quase nula.

A Torre informou a tripulação da ocorrência de tempestade próxima do aeroporto e da existência de água na pista. O avião aterrou com uma velocidade vertical excessiva, que excedeu as configurações do fabricante.

A seguir à violenta aterragem, o trem principal de estibordo partiu-se e o tanque de combustível da asa direita explodiu. O DC-10 partiu-se em dois e acabaria por se imobilizar ficando a secção frontal de lado.



A causa do acidente foi atribuída às más condições atmosféricas e ao grande erro da tripulação que falhou ao interpretar as condições da pista e as condições na aproximação final.





Douglas DC-10
PH-MBN
Martinair Holland

15 comentários:

  1. Bem o pior não sei, para mim penso que foi cá na Madeira o pior Acidente da aviação em portugal...

    ResponderEliminar
  2. Bem, nas noticias dão este como o pior ocorrido em Portugal ... mas na realidade o numero de vitimas foi superior no do 727 da TAP ...

    ResponderEliminar
  3. Paulo, já conferi as noticias com maior pormenor, e este acidente é o maior ocorrido em Portugal desde o TAP 424 do Funchal, ou seja, o TAP foi o pior acidente, este foi a seguir! ... desculpa o erro, e já corrigi o titulo da noticia.

    um abraço

    ResponderEliminar
  4. lembro-me de ouvir esta história, mas nunca me tinha dado ao trabalho de pesquisar :)
    tens de postar aqui o da TAP e aquele da Sata nos Açores em 1999, ou podes fazer uma série e postar todos os acidentes ocorridos em solo nacional... era interessante.

    ResponderEliminar
  5. Sim, tenho essa ideia nas mãos e penso que em breve vou concretizar ... contudo, se tiveres curiosidade sobre acidentes de aviação há um bom site onde tem arquivado milhares de acidentes em todo mundo, chame-se plene crash ... tenho o link na barra de sites recomendados no meu blogue :)

    ResponderEliminar
  6. Sim sim bom tema, Acho que fazes bem falar um pouco dos acidentes, que portugal já teve...
    Aqui na Madeira já caiu varios ao mar, mais disso falou-se muito pouco...

    ResponderEliminar
  7. Hola amigo ya estamos siguiendo tu blog interesante y recibe un saludo desde Canarias

    ResponderEliminar
  8. Olá Vitor! Estou a seguir seu blog, e adicionei o Mundo sobre Asas na minha lista de blogues parceiros. Sucesso!

    Abraço de Manaus, Brasil

    Aviation In Manaus - maoaviation.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Muito Obrigado amigo! Estou às suas ordens. Grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Olá amigo , fico contente que tenha gostado do meu blog , o spottermaringá.blogspot.com . Gostaria de propor uma parceria entre nossos blogs . Abraços , aguardo retorno

    ResponderEliminar
  11. Olá Vítor! Muito obrigado pelos votos de sucesso e pelos elogios! Fico muito feliz ao ver que nosso trabalho é reconhecido em Portugal. Estamos aqui por causa de vocês. O "mundo sobre asas" faz parte do nosso crescimento. Desejo sucesso a você e que continue seu maravilhoso trabalho em Portugal. Estamos às suas ordens!

    Abraço

    Aviation In Manaus

    ResponderEliminar
  12. Penso que o pior acidente aéreo em solo português aconteceu na ilha de santa maria açores, a 8 de fevereiro de 1989. Independent Air, morreram 137 passageiros e 7 tripulantes.

    ResponderEliminar
  13. Bom, o pior acidente aereo de Portugal foi o voo Independent Air 1851, no dia 8 de Fevereiro de 1989 em Santa Maria, e não o TAP 425.

    ResponderEliminar
  14. O pior acidente de aviação (com mais mortos), ocorrido em Portugal (não necessariamente de companhias aereas portuguesas) foi o voo Independent Air 1851 que colidiu com o Pico Alto na Ilha de Santa Maria, nos Açores, no dia 8 de Fevereiro de 1989. Todos os 144 ocupantes morreram em comparação com os 131 mortos do TAP 425.

    ResponderEliminar