..................................................................................................................................................................................................................................................
Se necessitar de alguma informação sobre viagens aéreas, hotéis ou destinos de férias terei todo gosto em ajudar ...
Solicite informação pelo e-mail: mundosobreasasmobile@gmail.com
..................................................................................................................................................................................................................................................

Procure aqui o voo que deseja

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O maior acidente aéreo ocorrido em Portugal desde o TAP425 no Funchal - Martinair MP495 - AMS to FAO 1992

E foi assim o telejornal do dia 21 de Dezembro de 1992 ...



O voo Martinair MP495 foi um DC-10 da companhia aérea holandesa que se despenhou na pista 28 do Aeroporto de Faro, Portugal, em condições atmosféricas bastante severas, a 21 de Dezembro de 1992, às 08h00m. O avião transportava 327 passageiros e 13 tripulantes a bordo, principalmente turistas holandeses. Morreram 54 passageiros, 2 tripulantes e 106 pessoas ficaram gravemente feridas. Foi o mais grave acidente aéreo registado em Portugal desde o voo TAP Portugal 425 que se despenhou no aeroporto do Funchal, em 1977.



Depois de uma primeira tentativa de aterragem falhada, a tripulação executava os procedimentos de aterragem VOR/DME à pista 28 e quando já sobrevoava a pista, a poucos metros do chão, atravessou um túnel de vento com um fluxo vertical de cima para baixo, semelhante a um pequeno tornado invertido, provocado pela tempestade que se fazia sentir, que era acompanhada de chuva e ventos bastante fortes e nuvens baixas. A visibilidade era quase nula.

A Torre informou a tripulação da ocorrência de tempestade próxima do aeroporto e da existência de água na pista. O avião aterrou com uma velocidade vertical excessiva, que excedeu as configurações do fabricante.

A seguir à violenta aterragem, o trem principal de estibordo partiu-se e o tanque de combustível da asa direita explodiu. O DC-10 partiu-se em dois e acabaria por se imobilizar ficando a secção frontal de lado.



A causa do acidente foi atribuída às más condições atmosféricas e ao grande erro da tripulação que falhou ao interpretar as condições da pista e as condições na aproximação final.





Douglas DC-10
PH-MBN
Martinair Holland

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A amaragem em 3D no rio Hudson




Uma empresa norte-americana reconstitui em 3D todo o voo do avião que, em 15 de Janeiro de 2009, amarou de emergência nas águas geladas do Rio Hudson, EUA. Veja a animação.

A amaragem do voo 1549 foi reconstituída como base nos dados da caixa negra. Recorde-se que todos os 148 passageiros e os 5 tripulantes do avião saíram ilesos do acidente.

O aparelho que tinha descolado do aeroporto de la Guardia e seguia para Charlotte, Carolina do Norte, chocou com um bando de pássaros, originando a explosão de um dos motores.
(Fonte da Noticia: Jornal de Noticias on-line)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atentado no aeroporto de Domodedovo em Moscovo


(foto Denis Sinyakov/reuters)

Um atentado no aeroporto moscovita de Domodedovo, na Rússia, fez 35 mortos e 46 feridos graves, de acordo com o último balanço, divulgado pela porta-voz do aeroporto. Atribuído a um bombista suicida, o ataque feriu mais de cem pessoas que se encontravam na zona de recolha de bagagens do mais movimentado aeroporto de Moscovo.

Testemunhas citadas pela imprensa russa indicam que a explosão ocorreu na zona de recolha de bagagens, mas as autoridades alfandegárias afirmam que terá ocorrido num café situado na zona da saída do sector internacional do aeroporto.

As forças de segurança russas procuram três homens suspeitos da autoria do atentado, diz a agência noticiosa russa Interfax, que adianta, ainda, que as autoridades já confirmaram tratar-se de uma carga explosiva de sete quilos de TNT.

Os principais suspeitos serão do Cáucaso do Norte, ainda segundo a Interfax, citando fontes dos serviços de segurança.

Desde as 14 horas até à hora da explosão, pelas 16.32 horas (hora de Moscovo), reuniram-se no local do sinistro, não muito longe da zona de restaurantes, passageiros de cerca 20 voos internacionais, incluindo de Nova Iorque, Dubai, Cairo, Londres, Viena, Munique, Hamburgo, Tóquio, Estugarda e Istambul.

(Fonte da noticia: Jornal de Noticias)

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mundosobreasas no Paris Air Show --- 20 a 26 de Junho




O International Paris Air Show de Paris-Le Bourget, tem sido o maior e principal evento mundial dedicado à indústria de aviação.

Com cerca de 2.000 expositores, 138 mil visitantes profissionais, 3.000 jornalistas e 200 delegações oficiais, o Show, indiscutivelmente, continua a ser um ponto chave no ciclo económico do sector. É um evento essencial para a aviação onde reúne várias empresas do sector, desde construtores a companhias aéreas, e importantes profissionais da indústria aeronáutica.

No Paris Air Show de Le Bourget podemos descobrir as últimas novidades do sector, admirar mais de 140 aeronaves expostas e apreciar várias exibições de voo.

Visitar o Paris Air Show, é estar no lugar onde grandes tendências tecnológicas aeroespaciais acontecem, e onde também de realizam os grandes negócios da Industria Aeronáutica.

Atendendo ser para mim um enorme motivo de realização pessoal e também ser bastante importante para o trabalho que desenvolvo aqui no blog encontro-me neste momento a desenvolver esforços para estar presente nesta importantíssima exposição, e ao que tudo indica eu e o mundosobreasas.blogspot.com estaremos presentes em Paris - Le Bourget de 24 a 26 de Junho.

Se assim for esta prometido um grande artigo para essa altura assim como fotos fantásticas ;)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

IndiGo faz a maior encomenda de aviões da historia da Aviação!!! 180 A320!



Uma companhia aérea "low-cost" indiana vai comprar 180 aviões no valor de 15 mil milhões de dólares (11,6 mil milhões de euros).

O negócio está previsto no acordo preliminar celebrado entre a Airbus e uma companhia aérea "low-cost" da Índia, que deverá ser definitivo daqui a dois meses.

A IndiGo Airlines vai encomendar 150 dos novos A320 NEO de acordo com o comunicado da Airbus citado pela Bloomberg.

A companhia "low-cost” torna-se assim a primeira a comprar este modelo de avião e vai adquirir também 30 unidades dos A320 normais.

O modelo da Airbus anunciado para 2016 virá equipado com um motor de menor consumo, que o fabricante de aviões francês decidiu produzir para acautelar a concorrência da Bombardier e de fabricantes chineses que estão a aparecer no mercado.

NEO é um acrónimo para "New Engine Option".

O vice presidente da Airbus, Christian Scherer, diz que o novo modelo A320 NEO poderá permitir às companhias aéreas uma poupança de 15% na factura de combustível, segundo o "site" da indústria aeronáutica "Flightglobal".

(Fonte da noticia: Jornal de Negócios)