..................................................................................................................................................................................................................................................
Se necessitar de alguma informação sobre viagens aéreas, hotéis ou destinos de férias terei todo gosto em ajudar ...
Solicite informação pelo e-mail: mundosobreasasmobile@gmail.com
..................................................................................................................................................................................................................................................

Procure aqui o voo que deseja

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Podes usar telemovel a bordo de um avião!? Agora é possivel ...



Todos aqueles que já viajaram de avião, e mesmo alguns que ainda não viajaram, sabem que até há muito pouco tempo não era permitido o uso de telefones móveis a bordo de uma aeronave.

Porque o uso de um telemóvel a bordo era tão temido?
Segundo fontes da área aeronáutica, os instrumentos a bordo operam em frequências que variam entre os 200 quilo-hertz e os 137.000 mega-hertz. A frequência com que um telemóvel opera depende daquela que é usada pela torre de transmissão e recepção. Na troca de frequências há o risco de uma interferir naquela que é usada por algum dos equipamentos a bordo.

Devido a tal problema a aviação desde sempre limitou o uso de equipamentos de telefonia móvel a bordo ... mas, com a evolução dos tempos soluções foram sendo encontradas ... A empresa OnAir, uma empresa de desenvolvimento de tecnologia do grupo Airbus, desenvolveu um sistema para resolver este problema, a solução encontrada foi a criação de um aparelho instalado a bordo dos aviões que reduz ao mínimo a possibilidade de interferência, assim sendo, estabeleceu-se uma frequência única de 1800 mega-hertz para o fluxo de sinais de telemóvel dentro dos aviões. Este aparelho padroniza o sinal nesta frequência, 1800 mega-hertz, e estabelece a ligação com o solo via satélite.

Apesar disso, o telemóvel continua a ter de permanecer desligado, ou em modo de voo, durante as aterragens e as descolagens. O piloto pode interromper a utilização do telemóvel a bordo a qualquer momento sempre que entender que o uso do telemóvel está a interferir com os sistemas de voo.

Ao critério das companhias ficará sempre as regras da sua utilização, sabe-se que algumas não permitiram a utilização em voos nocturnos quando os passageiros estejam em descanso (principalmente em voos de longo curso).

A minha opinião pessoal sobre este sistema é positiva, penso que será algo a investir mas para já o sistema ainda têm algumas limitações, como por exemplo, apenas podem estar simultâneamente em uso 12 telemóveis, para além dos preços das chamadas em Roaming. Eu pessoalmente já experimentei o sistema a bordo de um Boeing 737-8 da Ryanair num voo proveniente de Frankfurt-Hahn com destino ao Porto.

Deixem as vossas opiniões ;)

4 comentários:

  1. Oi Hugo!!!
    Por via das dúvidas, é melhor evitar o uso do celular (telemóvel) a bordo. Aqui no Brasil existem uns vídeos legais com dicas sobre pilotagem, no site Tripulação (Canal Piloto - www.tripulacao.com.br).
    Mas queria mesmo dizer, que essa foto parece com o David Neeleman, presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras... (http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2010/04/29/ja-estamos-operando-no-azul-diz-david-neeleman/) ele também já foi fundador da Jet Blue (USA).
    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Oi Juliana :)

    desde já agradeço o teu comentário ao Blog...

    obrigado pelas dicas ;)

    ResponderEliminar
  3. A qualidade da chamada é boa?

    ResponderEliminar
  4. Rui, eu pessoalmente já liguei o meu telemóvel a bordo de um avião Ryanair equipado com este sistema, mas apenas vi o sinal de rede e no ecrã aparecia no local do operador a mensagem "On Air" ...
    Não experimentei nem chamadas nem mensagens pois os tarifários eram abusivamente caros, mas enfim, como todas as inovações os custos são sempre a pior parte

    ResponderEliminar