..................................................................................................................................................................................................................................................
Se necessitar de alguma informação sobre viagens aéreas, hotéis ou destinos de férias terei todo gosto em ajudar ...
Solicite informação pelo e-mail: mundosobreasasmobile@gmail.com
..................................................................................................................................................................................................................................................

Procure aqui o voo que deseja

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Caos no espeaço aereo europeu ...

(imagem do placard de informação do aeroporto de Londres Heathrow de hoje, dia 16)

Como vem sendo noticia nas ultimas horas, o espaço aéreo da zona norte da Europa está a ser progressivamente encerrado devido à nuvem de fumo do vulcão Eyjafjallajökull situado a sul da Islândia, segundo dados da Eurocontrol já foram cancelados cerca de 5000 voos em toda a Europa prevendo-se ainda hoje o cancelamento de mais 4000 ... Portugal não é excepção e até ao momento já cancelou cerca de 162 voos para destinos do norte Europeu ... Ontem, um voo da Sata International com destino a Copenhaga teve de regressar a Ponta Delgada devido à proximidade da nuvem vulcânica, seguiam 90 passageiros a bordo que chegaram em segurança a Ponta Delgada (PDL) ... O caos está portanto instalado em muitos aeroportos por essa Europa fora, basta pensar que um aeroporto como o de London Heathrow (LHR) está completamente encerrado para termos uma noção dos prejuízos que esta situação esta a criar ...
Porque não voar numa nuvem vulcânica?

Peritos ouvidos pela BBC enumeram vários motivos: desde estruturas danificadas à paragem dos motores. "Se as partículas de cinzas vulcânicas entram numa turbina, acumulando-se, entopem o motor com o material derretido", explicou o especialista em vulcões da Open University, David Rothery. Contudo, mesmo sem incidentes, as companhias aéreas terão avultados prejuízos com motores afectados por estas cinzas, uma vez que ficam inutilizados para futuros voos, defende o perito David Learnot, à cadeia de comunicação britânica. "As companhias têm comprar motores novos, que custam um terço do preço do avião"

Em Abril de 1982 aconteceu um dos mais graves incidentes resultantes de nuvens de fumo vulcânico na historia da aviação comercial quando o Boeing 747-200 da British Airways de Auckland, na Nova Zelândia, com destino a Londres passou por uma nuvem de cinza emitida pelo erupção do Galunggung, na Indonésia, provocando a falha dos quatro motores da aeronave. Os pilotos conseguiram conduzir o Boeing 747-200 para fora da nuvem e mais tarde três dos motores voltaram a funcionar. O avião foi desviado para Jacarta, onde acabaria por aterrar em segurança. Aconselho a visualização do video colocado no inicio do blog, é um documentário da National Geographic que mostra o que se passou a bordo do Boeing da British (o video é a parte 2, para ver o documentário completo vá ao you tube, são 5 partes).

Bem, num caso como estes é incrivel mas é verdade, só nos resta esperar que o vulcão abrande as suas emissões para que tudo volte à normalidade, até lá, muitos milhares de passageiros vão ter de aguardar impacientemente nos aeroportos por essa Europa fora ...

6 comentários:

  1. Só para termos noção de que por muito que façamos quem manda ainda é a natureza (e acredito que isso nunca vá mudar). Estamos sempre sujeitos às vontades dela... Se eu fosse um dos passageiros que ficou em terra não ia gostar muito da situação, nas acho perfeitamente justificavel tantos voos cancelados

    ResponderEliminar
  2. Uma catástrofe terrivel, com grande prejuízo económico além de prejuízo a nível pessoal de muitas pessoas!
    O poder da Natureza é incontrolável!

    Beijo Vítor*

    ResponderEliminar
  3. antes cancelado que espatifado no chão ou no mar! :)

    acho compreensível e justificáveis estes cancelamentos, principalmente depois de sabermos os perigos que advém de uma situação destas.

    sei que é muito complicado para os passageiros ficam em terra e as alterações nas suas viagens, empregos, família, mas como diz o velho ditado: "mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto"; só espero que tal como os clientes tem de aceitar estes adiamentos, as companhias aéreas compreendam a situação e troquem os bilhetes ou efectuem o devido reembolso.

    ResponderEliminar
  4. Se esta nuvem tive-se surgido na semana passada não estava em Portugal. E devia ter sido...
    E e nestes momentos que se vê a verdadeira importância dos aviões, ainda a pouco vi uma noticia, que com estes cancelamentos a procura de outros meios, género o comboio aumentou bastante!
    O tráfego aéreo desapareceu quase totalmente neste momento só existem 4 aviões no ar. Segundo este site: http://www.radarvirtuel.com/

    ResponderEliminar
  5. Boas;
    Eu tambem concordo que talvez a abertura ainda hoje do espaço aereo Europeu possa ser uma decisão precepitada, pois a uns anos também um Boeing 747 da British Airways foi atingido por uma nuvem semelhante e "só" ficou durante 15 minutos com os 4 motores parados e aterrou sem qualquer pintura, apenas com a chapa da fuselagem visivel!
    Esperemos que nada de semelhante ocorra!
    Abraço
    jõao
    Esper

    ResponderEliminar
  6. http://clix.visao.pt/o-efeito-das-cinzas-no-motor-do-aviao=f555972

    ResponderEliminar