..................................................................................................................................................................................................................................................
Se necessitar de alguma informação sobre viagens aéreas, hotéis ou destinos de férias terei todo gosto em ajudar ...
Solicite informação pelo e-mail: mundosobreasasmobile@gmail.com
..................................................................................................................................................................................................................................................

Procure aqui o voo que deseja

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Voar sem medo!



Amados por uns, indiferentes a outros, mas odiados por muitos, estes são os principais sentimentos que geram um avião, ou uma viagem de avião.

Várias são as historias de pessoas que se sentem mal a bordo de uma aeronave, de outros que compram as passagens e desistem da viagem por não conseguirem ultrapassar o receio de voar.

Considerado algo não natural, a verdade é que apesar de voar não fazer parte da natureza de um ser humano este mesmo criou uma das maquinas mais perfeitas da história da humanidade, uma maquina que voa e permite movimentar pessoas, animais e bens da forma mais rápida, segura e eficaz que existe.

O transporte aéreo é considerado, estatisticamente comprovado, o transporte mais seguro do mundo, é aquele onde ocorre menos incidentes por passageiro transportado (valores anuais).

Sendo fácil e acessível a qualquer pessoa informada aceder a estas informações, este meio de transporte é ainda um dos mais temidos pelas pessoas, o que leva a muitos entendidos na matéria a lutarem pela mudança de ideias e pela maior e melhor informação aos passageiros e aos possíveis passageiros ... Segundo uma estatística recente cerca de 97% das pessoas que são submetidas a uma terapia para ultrapassarem o medo de voar ultrapassam esse medo, o que leva a crer que a procura de informação por parte dos passageiros, a procura de ajuda de entendidos e de especialistas pode resolver este problema que afecta milhões e milhões de pessoas em todo mundo. Esta tem sido também uma aposta recente de algumas companhias no mundo aeronáutico, disponibilizando aos passageiros consultas com este tipo de terapeutas. Em Portugal também se tem desenvolvido algumas iniciativas desta matéria, e hoje é possível encontrar nas bancas um livro excelente sobre este tema, livro este que pode ser uma boa ajuda para afastar o fantasma do medo de voar.

O livro chama-se "Voar sem medo" e de seguida transcrevo uma reportagem do jornal Publico sobre o mesmo:

""Queira sentar-se e apertar o cinto, pois vamos dar início a uma pequena viagem pelos bastidores do medo de voar, fazendo diversas paragens e reflexões sobre as viagens aéreas, a segurança de voo, a manutenção aeronáutica e os mecanismos psicológicos do medo. Venha connosco." Estas são as palavras de introdução ao guia "Voar sem medo" que é apresentado hoje, nas instalações do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, em Lisboa.

"Este livro tinha mesmo de ser feito", reclama a psicóloga clínica e especialista em fobia de voo, Cristina Albuquerque, que é a autora principal do "primeiro livro português, escrito por especialistas nacionais" e que considera que os profissionais ligados à aviação devem estar mais sensibilizados para estes problemas deste passageiros especiais. Responsável por uma consulta em fobia de voo, Cristina Albuquerque trabalha nesta área há 18 anos e já atendeu "centenas de pessoas". "Ter medo de voar pode ser um problema muito grave para as pessoas. Pode suspender carreiras profissionais", refere a psicóloga que desaconselha a estratégia de enfrentar o medo e, simplesmente, entrar no avião e aguentar. "O medo pode crescer se continuar a ter más experiências e torna-se mais difícil de tratar", avisa.

"Na maioria dos casos, o tratamento para esta fobia é eficaz", garante, revelando que a terapia envolve várias frentes de ataque. "É preciso fornecer informação sobre os aspectos técnicos de aviação e também realizar uma análise funcional para perceber os mecanismos psicológicos subjacentes à fobia", diz. Depois são ensinadas técnicas de controlo de ansiedade (exercícios de distracção cognitiva, respiratórios e de relaxamento muscular, por exemplo) e, por fim, há o chamado "voo terapêutico" que pode ser realizado na companhia do terapeuta. Geralmente, segundo a especialista, a "cura" da fobia pode demorar entre cinco e dez sessões.

Mas, afinal, não basta ler este novo livro para ultrapassar o medo? "Não, o livro é só uma ajuda, não se trata de um manual de instruções", diz Cristina Albuquerque, esclarecendo que a obra pode facilitar mas não substitui o programa terapêutico. Como? O livro tem informação técnica e explica, por exemplo, o que é a turbulência e outras questões que podem sustentar o medo do passageiro. Tem ainda estatísticas. "Outra maneira de confirmar a segurança do transporte aéreo é realçar que nos Estados Unidos e na Europa 99,999999% de todos os passageiros chegam ao seu destino em segurança", podemos ler. É essencial "transmitir confiança", sublinha a especialista. Mas tem mais. Há vários relatos de aerofóbicos - "com os quais um leitor com medo de voar se poderá identificar" - e muitas dicas do que se deve e não deve fazer. Exemplos? Esqueça o álcool e os comprimidos, beba muita água (ajuda a diluir a adrenalina no corpo), durma bem na véspera da viagem, leve a sua música favorita, converse com o companheiro do lado e não fique obcecado com os movimentos e expressões da tripulação a pensar que algo pode estar a correr mal."

Se é uma pessoa que tem medo de voar, não hesite em adquirir o livro, pois esse medo pode facilmente ser ultrapassado!

1 comentário:

  1. Não simpatizo c o avião --'

    Porém, espero ainda fazer algumas viagens nele :P

    MP

    ResponderEliminar